domingo, 2 de abril de 2017

AS MÃOS DE DANTON

(Wiesław Wałkuski: Danton, 1982.)

"Ele dava sem regatear, cumulava os homens e afogava-os em ouro; mas esta era ainda a menor das suas seduções, pois prodigalizava sobretudo a sua eloquência invencível, a sua palavra magnânima, dizendo a um: "Salva a França!", e a outro:"Abrevia a luta, corta o nó da guerra civil." E aos mais rebeldes ao ouro, às palavras, colocava-lhes a mão na mão deles, e não resistiam mais; uma força desconhecida os arrancava a si mesmos; o seu passado, o seu futuro, a sua honra e os seus escrúpulos, tudo desaparecia ante a amizade de Danton."

"História da Revolução Francesa" (Jules Michelet)

Para Michelet, o grande tribuno encarnava a própria Revolução, no que ela tinha de mais generoso e de mais desconforme. Basta olhar para aquele rosto sanguíneo, duma fealdade quase bestial, para perceber quanto as virtudes republicanas e a moral estóica do modelo romano não lhe eram naturais e tinham de ser objecto de permanente reconquista.

Wadja, no seu filme (1982-"Danton"), confronta o seu temperamento com o do Incorruptível, diante de uma lauta refeição que aquele, ingenuamente, tinha preparado para descontrair Robespierre, numa negociação difícil. Mas o homem do eterno fato verde, gasto, mas impecavelmente escovado, desdenhou com um gesto o assalto de Gargântua.
Foi, porém, do fogo dessa convivência interior com os seus próprios extremos que alimentou o seu grande instinto político, de homem de acção que nenhum princípio abstracto podia confundir.

Foi ele, e não o dogmático Robespierre que com a sua diplomacia secreta, a corrupção e a sedução do inimigo conseguiu desarticular a força vendeana e levar os prussianos a retirar.

Mas esta última pincelada no tão vivo retrato pintado pelo historiador, que é a "imposição das mãos", comunica-nos todo o magnetismo da personagem e evoca o apaixonante mistério que é, como neste caso, o aparecimento de um indivíduo que a determinado momento da sua vida se transcende na encarnação da gesta colectiva.

0 comentários: