sábado, 29 de abril de 2017

A APRESENTADORA DA MAÇÃ

"Carta a três mulheres" (1949-Joseph L.Mankiewicz)


O cineasta, mestre da intriga, autor do fabuloso "All about Eve" (e respectivo argumento), Joseph Mankiewicz, deu-nos, em 1949, outra jóia: "Carta a três mulheres".

Addie Ross, a amiga comum, é a voz-off que nos vai desfiando a meada. Sem nunca aparecer em cena, ela é a rival de todas aquelas mulheres, cujo casamento o fatídico sétimo ano põe em perigo. Mas, em vez de justificar o ciúme delas, Addie revela-se uma verdadeira fada do amor, mexendo os cordelinhos a fim de reforçar os laços e dar um novo fôlego às paixões.

Como em "Eve", cada flashback conta a história de Deborah, Rita e Lora Mae, sempre visando estabelecer o fascínio retrospectivo de Addie na mente dos respectivos maridos.

Durante a crise desencadeada pela carta de Addie, as suas amigas descobrem que não estão a fazer o que podem para salvar o seu matrimónio. E os homens, absolvidos da leviandade, saem como o investimento acima de todos os outros. Num papel deliciosamente passivo, como se toda a culpa só pudesse vir, realmente, de Eva.

0 comentários: