quarta-feira, 19 de julho de 2017

QUEBRA DE ETIQUETA



"Os Guermantes, ao mesmo tempo que viviam na fina flor da aristocracia, afectavam não fazer nenhum caso da nobreza. As teorias da duquesa de Germantes que, para dizer a verdade, à força de ser Guermantes, se tornava, numa certa medida, em algo de diferente e de mais agradável, punham de tal maneira acima de tudo a inteligência e eram em política tão socialistas que uma pessoa se perguntava em que parte do seu palácio se escondia o génio encarregado de assegurar a manutenção da vida aristocrática (...)"

"Le Côté de Guermantes" (Marcel Proust)

A contradição da duquesa em "não acreditar nos títulos" e ao mesmo tempo manter o mais selecto dos salões e se referir ao seu próprio marido, perante os domésticos, como o senhor duque, só é possível porque as ideias políticas só mudam o mundo quando estamos dispostos a por elas "abandonar pai e mãe".

Numa sociedade regida pelas boas maneiras, como dizia Alain, pensar é já uma ofensa. Porque o pensamento põe tudo em causa, mesmo as boas maneiras, podendo fazer de uma chapelada um simples cumprimento a outro chapéu (Pascal).

Não se pode pretender que a inteligência está acima do resto sem romper a etiqueta. Mas a duquesa tinha alcançado, graças ao seu snobismo implacável e a algum talento natural, o estatuto de original.

As ideias em que dizia acreditar faziam parte dos seus dotes sociais. Nela, a contradição tornava-a ainda mais apreciada.
Porém, de facto, não pensava. A inteligência e o "espírito" eram apenas uma linguagem entre outras.

0 comentários: