quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

IDEALISMUS

(Tolstoi)


"Então (à falta de régua), peguei noutra folha de papel, e, servindo-me cuidadosamente do dicionário, consegui pelo menos guiar-me por alguma coisa parecida com linhas. Dividindo os meus deveres em três secções - os meus deveres para comigo, em relação aos meus vizinhos e os meus deveres em relação a Deus - comecei por redigir uma lista da primeira daquelas secções, mas pareceram-me tão numerosos, e, portanto, requerendo ser divididos em tantas espécies e subdivisões, que pensei que o melhor seria escrever o título de 'Regras da Minha Vida', antes de proceder à sua inscrição detalhada."

"Juventude" (Leão Tolstoi)

Este idealismo juvenil, mal disfarçado aqui pela ironia, que perpassa em toda a obra literária, não só de Tolstoi, mas de Tchekov e de outros autores russos do mesmo período, deriva, sem dúvida, do espírito religioso. Em Tchekov, por exemplo, no decurso de uma peça teatral, assistimos ao rápido estiolamento desse idealismo em personagens ingénuas, claudicantes e sem futuro. Como se o médico dramaturgo anunciasse os sintomas da decadência política das elites pré-revolucionárias.

Em Pierre, a figura que parece ser o auto-retrato do escritor em 'Guerra e Paz', o idealismo é mais confuso. A personagem está demasiado enredada nos seus dilemas psicológicos, na sua eterna deambulação pelos credos de uma classe estrangeirada. O que poderia ser o seu momento de acção - o projecto de assassinar Napoleão - foi inconsequente. Mas André Bolkonski é de outra têmpera e agoniza por capítulos inteiros, prendendo no seu ser bruxuleante os ideais da velha Rússia.

No final de contas, terão as novas elites, com os bolcheviques à cabeça, cortado com esse espírito idealista, ao construirem o que chamaram de 'homem novo'? Os mais idealistas foram os primeiros a alimentar o novo minotauro. As forças materiais e sociais não lhes deram a oportunidade de conhecer o futuro e o processo da própria consciência. Os traidores do espírito impediram-nos de trairem e de se trairem.

0 comentários: