quarta-feira, 14 de agosto de 2013

VOOS CREPUSCULARES

George Orwell

 

"(...) se se alberga na mente uma lealdade ou um ódio nacionalista, certos factos, ainda que em certo sentido se saiba que são verdade, são inadmissíveis."

"Notas sobre o Nacionalismo", (George Orwell, citado por Tony Judt)


Nesse sentido, o nacionalismo não é diferente da crença numa religião ou num partido. De alguma maneira, o crente 'sabe' que tem razão contra a evidência mais ofuscante.

Não seria justo ser vencido, numa questão destas (para não dizer em qualquer caso), por um bom argumento. A retórica e a eloquência são tão instrumentais que confiar-lhes a verdade é de uma grande ingenuidade.

O homem que se remete a um silêncio obstinado ou se recusa a discutir certos assuntos acaba por ganhar o nosso respeito, e a sua crença deixa de ser, para nós, uma mera opinião. Porque só as opiniões se discutem. Contudo, sabemos muito bem que quem 'arregimenta' não convence, e que quem tenta converter segue o provérbio de que "não é com vinagre que se caçam moscas".

Uma crença pode encontrar-se na situação de uma cidade abandonada, com um só resistente. A segurança pode tornar-se obsessiva. As ameaças são vistas das ameias a avançar como a floresta de MacBeth.

Só um milagre poderá levantar as ameias. A impossibilidade do diálogo vigia com zelo militar. Na maior parte dos casos, só o tempo consegue realizar esse milagre, quando as crenças de uma vida voarem para outras paragens.

 

0 comentários: