segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PESCADORES DE HOMENS


Redes
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"Na realidade, Mme. de Saint-Euverte tinha vindo, nessa noite, menos pelo prazer de não faltar a uma festa dos outros do que para assegurar o sucesso da sua, recrutar os últimos aderentes, e de alguma maneira passar in extremis a revista das tropas que no dia seguinte deviam brilhantemente evoluir no seu garden-party."

"Sodome et Gomorrhe" (Marcel Proust)


Custa a crer que aquilo que em certas organizações se chama de mobilização, com as suas várias formas, desde a convocatória entregue em mão, a "pesca à linha", em que aos mais relutantes em comparecerem é sugerido um especial motivo de interesse, como a presença de alguém importante ou uma informação em primeira mão, às mais recentes como os SMS ou o correio electrónico, pudesse ser necessário num salão de nomeada, mas não de primeiríssima ordem como o dos Guermantes.

A vaidade de fazer parte da refinada selecção da duquesa explica o êxito do seu salão. Com esse critério, Oriane assegurava-se as vantagens dum monopólio que quase não precisa da publicidade.

Estava na moda, a nata da aristocracia acotovelava-se à entrada. Mas está no carácter da moda mudar sem aviso.

Também as assembleias sindicais conheceram tempos em que se "pescava de arrasto" e a comunicação se fazia através do tantã colectivo.

Mas hoje as Saint-Euverte não podem descurar nenhum dos expedientes do empresário com um espectáculo fora de cartaz.

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