segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O ÓRGÃO DA ADAPTAÇÃO



"As decisões maioritárias dizem-nos o que as pessoas querem no momento, mas não o que seria do seu interesse quererem se estivessem mais bem informadas; e, a não ser que pudessem mudar através da persuasão, não teriam qualquer valor. O argumento a favor da democracia pressupõe que qualquer opinião minoritária se possa tornar maioritária."

"The Constitution of Liberty" (Friedrich Hayek)


Hayek diz mais. Se as opiniões individuais não fizessem o seu caminho, passando de únicas, a minoritárias e enfim maioritárias, a sociedade entraria em declínio.

Isto é muito mais visível numa sociedade em desenvolvimento, como são as sociedades modernas, expostas como estão à influência da tecnologia.

Um período extático, de incubação, como foi a Idade Média não é possível, quando tudo evolui rapidamente e os novos problemas são problemas complexos de sobrevivência e de manutenção da qualidade de vida. Esses problemas já não encontram resposta no comentário dos textos sagrados, nem no conhecimento do passado, mas na actividade criativa do pensamento.

É por isso que a liberdade não é a liberdade duma classe, ou algo que diga só respeito a uma elite de privilegiados.

É tão "económica" e tão "social", como causa e consequência, como o são o trabalho, as matérias-primas ou as forças de produção.

0 comentários: