domingo, 20 de novembro de 2016

O JARDIM DO LIBERTINO



"Depois, de todas as vezes que me encontrei em Pádua para acabar o meu direito, estive alojado em casa deste bom padre, mas sempre incomodado de aí ver junto de Bettine o casca-grossa que viria a desposá-la e para o qual ela não parecia feita. Irritava-me que um preconceito, do qual não tardei a desfazer-me, me fizesse reservar-lhe uma flor que eu teria podido colher."
"Memórias de Casanova"
Está aqui o homem todo.

O velho que escreveu estas palavras não desautoriza o jovem que as tinha no pensamento.  O libertino não é responsável. A sua vida é um passeio pelo jardim.

Por muito temente a Deus que fosse Casanova, era um homem do seu século que se tinha apropriado da religião como se fosse uma teoria do direito.

Nada podia já manter de pé a Bastilha.

0 comentários: