segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O CAVALO DE TRÓIA


nikopik.com



Diz Homero que Sinon se deixou prender pelos Troianos para os convencer a deixar entrar o Cavalo. Ele foi a "quinta coluna", a contra-informação que converteu a estranheza e o medo em incauta superstição.

Como se sabe, nos dias de hoje, o 'cavalo de Tróia' tornou-se um dos mais célebres agentes infecciosos dos nossos computadores. Mas um vírus entra na 'citadela' sem nenhum aparato ou surpresa e prescinde completamente da arte de Sinon.

Pelo seu lado, o estrategema do cavalo de madeira presta-se ainda como metáfora com toda a actualidade. Por exemplo, na 'teoria da conspiração'. O que nos impedirá, assim, de ver na crise europeia, uma aplicação da 'Doutrina do Choque' que Naomi Klein explicou?

As 'oportunidades', como agora lhes chamam, para implementar as medidas neo-liberalizantes que enriquecem uma super-elite em prejuízo do resto da população, surgiram duma crise sofrida (também pelos doutrinários) ou duma crise provocada e planeada por eles? Enfim, terá o 'dinheiro fácil' (que nos levou, como dizem, a 'viver acima dos nossos meios') sido usado como 'cavalo de Tróia''?

É que estas 'oportunidades' não são como as criadas pelo tufão Katrina...

0 comentários: