terça-feira, 20 de maio de 2014

OS DOIS QUAISQUER

Hua Guofeng

 

" A principal contribuição de Hua (Guofeng) para a teoria política chinesa pós-Mao foi a promulgação por si em Fevereiro de 1977 do que viria a ser conhecido como o "Dois Quaisquer": "Defenderemos resolutamente quaisquer decisões políticas que o Presidente Mao tenha tomado, e seguiremos de forma inabalável quaisquer instruções que o Camarada Mao tenha dado."

Henry Kissinger ("On China")

Hua Guofeng foi o sucessor de Mao na presidência do PCC. O 'seguidismo' das suas palavras surpreendem se forem tomadas como uma declaração política. É impossível cumprir esse programa, e o próprio Mao teria de 'baixar os braços'. Supondo que todas as suas decisões e instruções estivessem registadas, seria um quebra-cabeças procurar nelas a regra de uma conduta 'inflexível'.

O que fez Hua foi uma manifestação de fé que não olha a detalhes como as contradições e os erros clamorosos do Grande Timoneiro, no momento em que a China se preparava para 'virar a página' e embalsamava o pai da revolução no seu mausoléu. Esse optimismo desesperado fazia parte das homenagens oficiais e, na prática, aplanou o regresso ao poder de Deng e a sua nova política.

Ninguém pensou em caricaturar o discurso de Hua numa espécie de "Conde de Abranhos" à moda chinesa. Um povo que ensinaram a brandir o célebre livrinho vermelho e a endeusar o seu autor tinha de guardar as suas distâncias em relação à ironia. E a censura não nos permitirá nunca perceber esse dilema.

 

0 comentários: