segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ALTERNATIVAS

umjardimnodeserto.wordpress.com



Dizia Karl Popper que a filosofia do Romantismo tinha provocado "aquilo a que Konrad Heiden, no seu livro sobre Hitler, chamou há alguns anos 'a época da desonestidade moral e intelectual'".

É no que as 'decisões' do  chamado Congresso Democrático das Alternativas me faz pensar. Todos sabemos que, entre Cila e Caríbdis, venha o diabo que escolha. Mas, no nosso caso, há uma diferença.  Entre o desastre anunciado que é o actual programa da 'troika' e o desastre certo 'como o destino'  que é o regresso ao 'virtuosamente sós', com a miséria à vista e décadas, em vez de anos, a esgaravatar o nosso caminho para a independência, só os novos 'românticos' podem ter dúvidas. Eles e... os que supostamente nada teriam a perder por já terem perdido o emprego e a ilusão de fazerem parte da 'classe média'. A classe média é o 'poço sem fundo' que já o ministro de Luís XIV tinha identificado e explorado.

A desonestidade é esta: 'mandar abaixo' a 'troika' é irresponsável, se não se tem uma alternativa viável. Está à vista de todos que, no fundo, a propalada alternativa não depende dos nossos recursos nem da nossa força, mas do medo dos credores. Pior do que tudo seria se em vez de medo tal programa fosse recebido com ironia.

0 comentários: