domingo, 16 de novembro de 2014

DESCENTRAMENTO

http://img.ffffound.com/static-data/assets/6/e7161b60c9bdcd76a60566c9bf1bd39d5cdd7221_m.jpg

 

"Sente-se que o Sr. Marcel Proust tem diante dele todo o tempo que é preciso para amadurecer, combinar, conseguir uma obra considerável. Todo o tempo é dele: ele aproveita-o à sua maneira. Considera-o à partida como tempo perdido."

(Henri Ghéon, Gallimard)

Ghéon era crítico na Gallimard, e julgava assim, em 1914, o impacto do primeiro volume da "Recherche" ( 'Du côté de chez Swann'). Mais tarde, a editora mudaria de opinião.

Com Proust, o tempo unilear que 'enquadra' a narração e lhe confere o carácter de uma história, com princípio, meio e fim, é apenas uma das maneiras de contar, e é pura exterioridade. Ghéon vê na igual importância que têm, no romance, os dramas da realidade e as impressões do autor, ou o 'preciosismo' das suas análises servido pela frase serpentina e por uma hipersensibilidade 'moderna' um factor que desqualifica a construção proustiana, que aos seus olhos não é decididamente um romance (isto é um objecto reconhecível, dentro de uma certa tradição literária), mas qualquer coisa como uma soma de fragmentos que podiam ser numerados quase aleatoriamente como os 'Ensaios' de Montaigne.

A ironia sobre o tempo perdido é reveladora da incompreensão do crítico da Gallimard. Porque se tudo 'flutua', entrechocando, como se o acaso, em vez da gravidade, regesse estes 'corpos terrestres' não é Isso o sinal do novo papel do sujeito no mundo descentrado que é o da modernidade?

 

0 comentários: