terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A ANTIMATÉRIA DO LOGOS




"Há ainda muita coisa por analisar na linguagem de Hitler, essa antimatéria do 'Logos'"
(George Steiner; "Martin Heidegger")

Com a passagem ao domínio público, o livro de Adolf Hitler, 'Mein Kampf', está a ser objecto de alguma polémica. Deve a democracia promover a divulgação do panfleto de um dos seus maiores inimigos?

A propósito desta questão, parecem confrontar-se dois pontos de vista irreconciliáveis: o da extrema-direita, inspirada pela ideia do poder absoluto como meio de regressar a uma espécie de estado pré-político em que todos os conflitos sociais se resolvessem pela força e que conta com o Estado para catapultar o seu proselitismo e, por outro lado, o de alguma esquerda que teme precisamente o poder diabólico da antimatéria de que fala Steiner.

Poderíamos ainda identificar, do lado da pró-divulgação, um certo 'politicamente correcto' que se sente suficientemente seguro para dar às ideias do líder nazi todas as oportunidades para conquistar os espíritos, submetendo-as à livre discussão e a uma análise objectiva, só possível com a distância histórica, na convicção de que a verdade se imporá pela evidência.

Ora, o que começa a tornar-se claro é que o impacto das ideias do 'frustrado artista' nascido em Linz dependeu de um contexto histórico de decadência e de desequilíbrio social de cujas entranhas haveria de sair à luz do dia um novo começo. O facto de hoje este livro ser ainda capaz de despertar polémica deveria, porém, levar-nos a pensar no que os tempos presentes conservam de um contexto histórico que julgávamos sepultado nos escombros da Alemanha ao cabo de duas guerras mundiais.

Steiner atribui, talvez, uma importância simbólica à linguagem do panfletista que ela não merece, e que significa ressuscitar, de certo modo, a teologia medieval.

Mas também é verdade que 'há ainda muita coisa por analisar' nessa linguagem. Principalmente porque o que aqui está em causa ultrapassa em muito o indivíduo. Nesta divisão de tarefas entre o indivíduo e a massa podemos até conceber que Hitler foi, a maior parte do tempo, o ventríloquo de um desvario colectivo. Como se poderia então 'analisar' a sua linguagem? E será ainda linguagem?



0 comentários: