terça-feira, 22 de setembro de 2015

A CASA






"Mas o optimismo da época tinha sido falso e desencorajador por esta razão, que tinha sempre tentado provar que nós estamos 'ajustados' ('fit') ao mundo. O optimismo cristão é baseado no facto de não estarmos 'ajustados' ao mundo."
"Orthodoxy" (G.K. Chesterton)

A ciência, hoje, tornou-se o receptáculo desse optimismo que resulta de 'estarmos em casa' neste mundo. Por muito decepcionantes que sejam os testemunhos que parecem provar que este não é o 'melhor dos mundos' leibniziano, a ciência permite-nos esperar que a 'correcção' depende das novas e incessantes descobertas que hão-de afastar a miséria, as doenças e (por que não?) a própria morte do mundo em que vivemos.

Digamos, então, que todos estes 'desajustamentos' são problemas devidos à nossa ignorância (incluídos aqueles que dependem da natureza do poder político que só sofremos por não sabermos melhor) e que estão ao alcance da tecnologia e da ciência do futuro. Pode-se falar aqui num determinismo histórico, tão ao gosto da sociologia hegeliana.

Chesterton diz que se na natureza tudo é bom (ou pode vir a ser feito tal, pela acção do homem - que também é natureza), o homem torna-se incompreensível, visto que o homem é pior e, ao mesmo tempo, melhor do que a natureza.

Enquanto que o optimismo cristão "se funda na não-naturalidade de tudo, à luz do sobrenatural." Para o cristão, o mundo não é a casa. Ora, este 'desajustamento' é essencial e não é um problema científico.

Não podemos desqualificar a opinião do filósofo por ele ser cristão. Basta um pouco de imaginação cosmológica para concordar que o ponto de vista das grandes religiões nos diz mais sobre o nosso verdadeiro domicílio do que qualquer especialidade científica.

0 comentários: