sábado, 31 de agosto de 2013

EFÉMEROS MODELOS

 


Constantino (272/337)


"Os funcionários principais do império eram saudados pelo próprio soberano com os enganosos títulos de vossa Sinceridade, vossa Gravidade, vossa Excelência, vossa Eminência, e vossa sublime e maravilhosa Magnitude, vossa ilustre e magnificente Alteza.

"(...) Um observador filosófico poderia encarar o sistema do governo romano como um magnífico teatro, cheio de actores desempenhando papéis de toda a espécie e repetindo a linguagem ou imitando as paixões dos seus modelos originais."

"Declínio e Queda do Império Romano" (Edward Gibbon)


Esta segunda vida dos grandes papéis na política de Roma e Constantinopla parece confirmar o "mot" de Marx sobre a repetição da tragédia como farsa, na história da humanidade.

O espírito não está lá. Uma realidade completamente diferente e que, a maioria das vezes, ignora o seu nome, empunha a máscara do passado, prestando-lhe a sua homenagem ao mesmo tempo que completamente o desvirtua.

Mas essa já não é a situação de hoje.

O passado secou como fonte de inspiração. Em vez disso, servidos por uma coorte de analistas e sociólogos forjamos os nossos efémeros modelos.

E a única repetição é como a da moda, destituída de qualquer sentido histórico.

 

0 comentários: