bachtrack.com |
"Parece que os homens que têm para dar a certas
questões uma resposta nova e revolucionária assinam com tudo o resto um
compromisso que deixa sobreviver nos restantes lugares uma pomposa moral de
'trazer por casa';"
"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)
Isso não surpreende, porque corresponde à economia das
forças. Quando acontece a experiência duma nova moral, fora da questão
principal que motivou a resposta revolucionária, é por não se disporem de
forças para controlar essa experiência.
Durante a revolução bolchevique, as ideias de Alexandra
Kollontai sobre o amor livre não tinham qualquer futuro, perante a perspectiva
duma maior centralização do poder e dum mais estrito conservadorismo sexual.
E para o próprio líder não era claro que as suas energias
não podiam dispersar-se, fosse a própria música que estivesse em causa? Aludo,
naturalmente, à confissão de Oulianov de que certa música romântica (Beethoven,
no caso) o enfraquecia?
0 comentários:
Enviar um comentário