sexta-feira, 22 de março de 2013

SECRETAS GRAVITAÇÕES

 

"A recordação desta primeira manifestação à qual assisti de maneira consciente permaneceu poderosa. Era a atracção física que eu não podia esquecer e que me fazia desejar vivamente fazer parte da massa; não se tratava de modo nenhum de reflexões ou de suposições e não foram também as dúvidas que me retiveram de dar o último salto. Mais tarde, depois de ter cedido, quando me encontrava verdadeiramente na massa, tive a impressão que se tratava de qualquer coisa que se conhece em física com o nome de gravitação. Naturalmente, não se trata de facto duma explicação deste processo perfeitamente espantoso, porque não somos qualquer coisa de inanimado, nem antes quando estamos isolados nem depois quando estamos na massa e o que nos acontece quando aí estamos é uma total modificação da consciência, tão radical quanto enigmática."

Elias Canetti ("Le Flambeau dans l'oreille")



A força de atracção que o jovem Canetti experimentou pela primeira vez durante uma manifestação dos anos 20, numa cidade alemã, é de facto algo que verificamos todos os dias, mas em que não queremos acreditar.

O seu caso é sintomático porquanto nada sentia em relação às palavras de ordem, não tinha grande formação política e, além do mais, era um estrangeiro.

Contudo, esse acréscimo do ser, essa expansão do colectivo atingiu-o com toda a força.

Basta lembrar o que se passou entre nós no 25 de Abril para saber que é assim.

Mas será verdade que essa "gravitação" só se exerça quando nos encontramos numa multidão, como se diz, mobilizada?

Seguindo a mesma comparação com a Física, seria a dispersão da massa que permitiria aquilo que chamamos de consciência.

 

0 comentários: