quinta-feira, 14 de março de 2013

A CÂMARA SECRETA

Santo Anselmo



"Vamos lá, homenzinho, desvia-te por um tempo do teu emprego diário, escapa por um momento ao tumulto dos pensamentos... Entra na câmara interior da tua alma, deixa tudo de fora excepto Deus e aquilo que te pode ajudar a procurá-lo, e quando fechares a porta busca-o."

(Santo Anselmo, "Proslogion", citado por Karen Armstrong)


A atenção concentrada num único ponto seria suficiente para encontrar o Criador. A fé já está implícita no trabalho da exclusão e do isolamento. É com razão que uma das definições do diabo o compara ao pensamento oblíquo, àquilo que se atravessa no espírito, vindo, precisamente, do mundo. Pois é o mundo que tem de ficar de fora, quando o crente se fecha na "câmara interior".

Esta ideia da eficácia sobrenatural da atenção era cara a Simone Weil. Ela dizia que o Pai não responderia com pedras a quem lhe pedisse pão de uma certa maneira, quer dizer com o espírito da câmara interior. Mas isso é que faz o paradoxo, porque a fome espiritual não está assim tão desligada da fome do corpo, e este tem as raizes no mundo.

Anselmo fala, pois, como um 'técnico' de Deus e das coisas do espírito. É a uma análise do espaço que ele recorre para a 'caça' de Deus.

0 comentários: