sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O CÉU E O CAOS



"Segundo  recentes  relatos  históricos,  Zhou (Chu En-Lai) tinha  sido  especificamente  instruído por  Mao  para  se  'vangloriar'  de  que  "embora  tudo  o  que  existe  sob  o[s]  céu[s] esteja  num  grande  caos,  a  situação  é  maravilhosa."
(Henry Kissinger)

Não é a negação da realidade, do 'caos' existente debaixo do Céu. Mas as duas ideias não são independentes uma da outra. É porque o Céu é perfeito que o caos na terra aparece. A situação de alguém que presume participar dos dois mundos é, na verdade, maravilhosa.

É uma aplicação inesperada do princípio do 'quanto pior, melhor'. Com o futuro 'necessário' da vulgata numa das mãos, quanto maior for a precipitação do caos mais podemos estar certos  de que a ideia acrisolada brilhará.

Mais, o caos não pode ser dispensado do seu papel de face negativa do Céu. Sempre um anjo caírá das fileiras harmoniosas dos Bem-Aventurados para recomeço da dialéctica do bem e do mal.

A situação é maravilhosa. A batalha contra os 'tigres de papel' esteve sempre ganha para quem conta o tempo por milénios.

0 comentários: