quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PERSONA

Persona (1966, Ingmar Bergman)

 

"Os Capadócios (Basílio, Gregório e Gregório de Nazianzus) algumas vezes substituiram o termo 'prosopon' ('face', 'máscara') por hipóstase. Traduzido em Latim, tornou-se persona."

"The case for God" (Karen Armstrong)

O sentido desta palavra, 'persona', parece óbvio, chegou até nós enormemente simplificado. Asseptizada da sua história, não deixa de estar associada à máscara, sob a qual o actor representa o seu papel, que é uma ideia muito mais antiga do que a concepção trinitária do Cristianismo (Deus hipostasiado em três 'pessoas').

A máscara nada tem a ver com aquilo a que chamamos personalidade (o que é pessoal é a 'imperfeição', o que parasita o 'mascaramento'). Dando o salto para o que resulta da provável tradução do grego pela via etrusca, surge a palavra pessoa que hoje também nos aparece sem passado. Dir-se-ia que não precisamos de compreender a sua íntima ligação a 'persona' e a uma redutora função da máscara. A máscara não representa, significa.

Afinal, a pessoa de cada um luta contra o tempo e a mudança de sgnificado. Não digo que seja un adereço teatral, mas só ela nos permite assumir uma função social. É que muda tão completamente que se encontra às vezes perto de 'perder a face', ou o discurso, como a Elisabet (Liv Ulmann) do filme de Bergman com o nome do título.

 

 

0 comentários: