quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

PSIQUISMOS

Cupido e Psiquê (detalhe) de Canova

 

" A ordem psíquica, que é um acto de criação no tempo, nem sempre, ou muito raramente, tem sentido para os psiquiatras."

Agustina Bessa-Luís ("O mistério da Légua da Póvoa")

 

Por que é que os psiquiatras deviam ser diferentes dos outros? O tempo pode ser, na grande maioria dos casos, a explicação universal do que acontece ao nosso corpo e à nossa mente, mas o que está ao alcance da medicina é o 'facto consumado', origem, por sua vez, de outras 'consumações'.

Podemos prever o movimento do leme num dado momento? As ondas não esperam e a acção depende tanto da vigilância (para o ponto de passagem) como da sorte. Alain dizia que o camponês e o pescador esperam de maneira diferente e ambos são, naturalmente, religiosos. Mas dos dois o que precisa de uma maior provisão de fé é o homem do campo, que tem de atravessar a invernia. O outro não pode ser assaltado pela dúvida, no momento do perigo, sem se afundar. A fé confunde-se com o instinto de sobrevivência.

Voltando a Agustina, o mais que podemos fazer do 'tempo perdido' é dedicar-lhe o nosso presente, por exemplo, na escrita.

Quanto aos que tratam da nossa saúde, e na impossibilidade de nos compreenderem no tempo, talvez os melhores sejam os empíricos e...os estatísticos. Sem dúvida que a sua tarefa não é menos 'obscura' do que a mecânica quântica.

 

0 comentários: