domingo, 26 de janeiro de 2014

"DESCLASSIFICADOS"

Joseph Stalin



Numa nota sobre "Dieu, la Mort et le Temps", Jacques Rolland diz: "Lévinas confirma o sentido anarquista da an-arquia. Não se pode esquecer com efeito que "sem princípios" era a acusação elementar de Staline àqueles que se situavam à sua "esquerda".

Numa conversa politizada, é impossível que, implícita ou explicitamente, os princípios não sejam invocados. Os mesmos, porque se forem outros e, por maioria de razão contrários, não há discussão, embora isso possa ser, também, uma oportunidade para as boas maneiras e, até, a amizade.

Compreende-se, pois, que não haja nada de mais contrário à política, enquanto exercício público da palavra e arte da persuasão, do que o pragmatismo.

Fora os casos em que é uma astúcia para omitir princípios que se "ignoram" ou se pretendem camuflar, o pragmatismo é até difícil de conceber.

Staline combatia pelo que considerava os seus princípios, desclassificando os seus adversários com a origem de classe, ou a falta de princípios.

Este condicionamento terrorista da política revela-se, assim, a verdadeira anarquia. Porque ter o exclusivo dos princípios, equivale a não ter princípios.

 

0 comentários: