terça-feira, 10 de setembro de 2013

A LÓGICA TAMBÉM É CIVILIDADE

George W.F. Hegel

 

"Quando se começa com esta lógica em que os pensamentos decorrem naturalmente uns dos outros, nunca se pode saber onde se vai acabar."
"O Homem Sem Qualidades"

(Robert Musil)

Como diria Hegel, a certa altura é preciso sair da lógica e saltar para a Natureza. Porque o problema da lógica é que ela parece auto-suficiente. Mas nisso, até um romance policial testemunha contra ela. Um 'policial' que, na sua concepção, começasse pelo fim e fosse extraindo das circunstâncias o fio da acção, e depois acabasse convenientemente baralhado para não parecer demasiado lógico, daria um romance bem entediante.

Por isso, as discussões geralmente terminam antes de se tornarem verdadeiramente interessantes, quando envolvemos a retaguarda emocional que imediatamente nos faz perder o controlo e sair da lógica. Mas é, talvez, uma conquista da civilização que, por cortesia, nunca se discuta o fundo do problema.

Como notava Alain, o bom orador nunca diz nada de novo. Diz o que os outros esperam de si. E se sai desse programa estrito, ofende, ou simplesmente não é ouvido.

 

0 comentários: