terça-feira, 2 de abril de 2013

NARRATIVAS

 

"Estamos tão desesperados por encontrar uma maneira de controlar os terrores que nos assaltam, que inventámos a culpa como a pedra de toque de uma explicação."

(Susan Nieman, comentando Freud)

Precisamos de compreender a nossa situação (e para isso qualquer narrativa serve), de modo a "mantermos os pés no chão'', ou em terra firme.

É esse o poder dos mitos e das histórias, da poesia e dos adágios populares. Se não pudéssemos contar o que nos acontece, não haveria sequer memória, nem os outros andares do edifício humano.

A razão só funciona nessa 'terra firme'. A geometria precisa do espaço que criamos com a cultura. Só há cerca de seiscentos anos 'descobrimos' a perspectiva. Essa solução não fez falta aos Antigos para produzir a sua maravilhosa arquitectura. Ela correspondeu a uma outra representação do mundo.

Mas porquê a culpa? Nieman, continuando a citar as ideias do fundador da psicanálise, diz a seguir que "o homem primitivo bate no seu fetiche quando lhe sucede uma desgraça; o homem civilizado bate em si próprio."

"Bater no fetiche" não mudava o mundo, mas era também a identificação duma causa imaginária. Bater em nós mesmos, ou encontrar em nós essa causa, é a fonte dum dinamismo revolucionário.

Atribuir a culpa a nós ou aos outros é o que faz funcionar o mundo. E tudo passa por uma narrativa, como disse Sócrates, o Menor.

0 comentários: