sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O VETO SUSPENSIVO

Rosto de Robespierre é reconstruído - Jornal O Globo

"O ministro Necker, que queria fazer render o que restava da sua influência, soprou esta ideia aos seus amigos. Combatí-a com todas as minhas forças, fiz ver o ridículo e a cobardia deste compromisso. Não escondi o que havia de culpável no cálculo de certas pessoas, que então se apresentavam como os mais zelosos defensores do povo, e que, ao mesmo tempo que convinham em que o veto real, fosse qual fosse, era contrário aos verdadeiros princípios, fingiam, apesar disso, acreditar que era preciso refugiar-se no veto suspensivo para escapar ao veto absoluto."

"Mémoires de Robespierre"

Depois da Constituição de 1791, que outorgou o direito de veto ao rei e à rainha, Luís XVI e Maria-Antonieta ficaram conhecidos, entre os revolucionários, como o Senhor Veto e a Senhora Veto. 

O tribuno da 'Montanha' ia à raiz do problema político. Mas o problema político era, em certa medida, uma representação da história romana, em que cortada uma cabeça, se pode começar do zero, fazer tábua rasa dos factos, em nome da história da moralidade

Os que não iam ao fundo do problema, como os da 'Planície' (nome que lhes foi dado por ocuparem os lugares mais em baixo da Assembleia) e mais tarde, uma parte dos Montanheses que deixou de acompanhar o advogado de Arras na sua fuga para a frente, foram tratados pela medicina do dr. Guillotin.

A Razão endeusada (uma das formas precoces do fenómeno TINA) não admitia alternativas. Assim, aconteceu que ao 'queimarem as etapas', uma das quais, talvez fosse o 'veto suspensivo', os jacobinos apressaram o vácuo do poder e, ao mesmo tempo, assinaram a sua sentença de morte e o fim da Revolução. Lenine há-de  lembrar-se disso quando teorizou sobre 'um passo atrás, dois passos em frente'.

O drama histórico que se projectava na actualidade dos revolucionários, fê-los confundir os tempos e as personagens. Nem o Bourbon era um Nero ou um Calígula, nem a França do fim do século XVIII se podia comparar à antiga cidade imperial.


0 comentários: