segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DANDISMO POLÍTICO



"Com voto ou sem voto, o povo pode sempre ser levado a cumprir a vontade dos líderes. Isso é fácil. Tudo o que se tem que fazer é dizer-lhes que estão a ser atacados e denunciar os pacifistas por falta de patriotismo e estarem a expor o país ao perigo. Funciona da mesma maneira em qualquer país." 

(Hermann Göring)


A "vontade dos líderes" não é julgada em si mesma. Parte-se do princípio de que os líderes são sempre necessários. Daí que a "vontade de liderança" (ou nos termos mais corriqueiros de um dos nossos políticos, "a vontade de ir ao pote", seja uma boa coisa em política. A imagem da soberania popular é a piedosa mentira que já Platão incluíra nos instrumentos de governação. Coerentemente, neste caso, o povo é tratado como o Grande Animal que o filósofo diz que é. Tem de ser domado, no final de contas, e para isso 'passar a mão pelo pêlo', expressão que pode ser substituída pela palavra demagogia ou contar-lhe histórias são normalmente úteis.

Não há líderes mal intencionados. A desonestidade - servindo-se a eles em primeiro lugar - não significa que não acreditassem na  cornucópia do "reich milenário". Hitler era um autêntico fanático da 'supremacia' alemã e foi esse programa que tentou levar à prática. Ficou como o 'aprendiz de feiticeiro' do estado moderno. Quando a 'vontade de liderança' chega a esta desmesura é o Armagedão.

Estamos, pois, avisados:  a força pode estar no povo, mas só um líder  pode converter essa força em poder, geralmente maléfico. É esse o efeito do poder indiviso.

Na democracia, a veleidade característica propalada por qualquer governo é a de conseguir a situação do ventríloquo que reproduz fielmente a 'voz do povo'. Mas a necessidade de equilíbrio entre os poderes concorrentes e a realidade objectiva de um simulacro de opinião colectiva que é, apesar de tudo, o maior  facto 'político'  da democracia, tornam-na imprópria para os sonhos autoritários dos 'gauleiters'. 

A experiência política de Göring foi, na verdade, a de um 'dandy' perdido no inferno.

0 comentários: