quarta-feira, 15 de outubro de 2014

JUVENTUDE ÜBER ALLES





"Ah, deixe-me em paz com as suas teorias sobre a secreção... meu caro amigo, quando eu posso ver o que há num ventre, não tenho necessidade de teoria... faça como eu e torne-se cirurgião... a única possibilidade de permanecer jovem!"
"Les Somnambules" (Hermann Broch)


É o remédio do poder contra a verdade do tempo. Cortar e coser, como se se dominasse a vida.

Mas é o tempo que engrossa o trabalho do bisturi e faz da precisão uma dança ébria no escuro.

"A paciência do homem em relação à autoridade da lógica é quase inesgotável e a única comparação que se impõe é a paciência inalterável que o homem testemunha à arte médica" (ibidem).

Todo o poder é uma lobotomia. Abordar o outro como coisa, ainda que para o salvar.

0 comentários: