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"Ele provavelmente sofreu as consequências de ter decidido as suas conclusões em 1848, antes de ter embarcado nas pesquisas necessárias para as justificar."
"Le Capital au 21e. siècle" (Thomas Piketty)
O autor refere-se, claro, a Karl Marx e aos seus 'Manuscritos' filosóficos de 1848, opinando que o 'Opus Magnum', escrito mais de vinte anos depois, seria uma tentativa de forçar o 'sistema económico' a corresponder àquelas premissas.
O termo 'embarcar' já traz consigo uma série de conotações teatrais (Molière, "Les Fourberies de Scapin" ou Cyrano de Bergerac, "Le Pédant joué") como o célebre refrão do "Que diable allait-il faire dans cette galère?"
A ideia é que o velho Marx 'embarcou', não numa galera turca como, supostamente, o filho de Geronte, mas numa fadiga intelectual que se mostrou, apesar de prolífica, ao mesmo tempo extremamente frustrante pelo seu óbvio desfasamento com os factos. "Das Kapital" ficou por concluir, o que nos impede de ter uma ideia sobre a coerência 'final' com os textos da juventude. O profeta teve um enorme sucesso. O homem de ciência, como era de esperar, não conseguiu convencer-nos de que foi outra coisa que um filósofo de sistema, como o seu amado-odiado mestre de Stutgartt.
A crónica de VPV, no 'Público', traduz o desencanto que hoje provoca em muitos de nós a comparência no 'banco dos réus' dos representantes máximos de um poder mitificado pela teoria. Peço escusa pela transcrição:
" Mas não fiquei tão desconsolado como agora quando passaram à minha frente na televisão as grandes figuras do capitalismo financeiro cá de casa (segundo a doutrina, o mais poderoso e o mais cínico) e os seus servos da gleba. Era então por causa deles que tínhamos odiado a Ditadura e amado o povo; por causa deles que tínhamos sofrido e também tremido; por causa deles que se fizera o PREC à custa da economia do país. Nunca fui um crente, mas mesmo assim a patética cara do Diabo – finalmente revelada – e a descrição das suas mesquinhas trafulhices foram um desapontamento e uma tristeza."
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