terça-feira, 19 de julho de 2016

A CLAVÍCULA DE SALOMÃO


Cabala Mineraliswww.artlebedev.ru/.../illustrations/cmart/29/


Casanova salva a vida a um senador de Veneza, retirando-lhe o emplastro de mercúrio com que o médico o queria curar da apoplexia. 

Com este audacioso golpe de bom-senso, ganhou um poderoso protector, o qual, a seguir a esta "milagrosa cura" não achou melhor do que crer nas capacidades cabalísticas do seu protegido.

A superstição estava na moda (e até o grande Newton condescendia com a magia branca) e, tirando partido da situação, Casanova declara possuir "um cálculo numérico, pelo qual e mediante uma questão que escrevia e igualmente transpunha em números, obtinha uma resposta que o instrua sobre tudo o que precisasse de saber." Era a chamada clavícula de Salomão (antigo livro de magia, ainda reimpresso em França, no século XX).

Através das suas Memórias, ficamos cientes de que o truque foi inventado do princípio ao fim. Mas não podemos afastar, contudo, alguma credulidade da sua parte, face ao êxito que os seus ambíguos oráculos (que sempre se conciliavam com a sucessão dos factos) encontravam junto dos mais diversos espíritos.

Talvez não seja outro o segredo da astrologia e de ciências como a economia...

0 comentários: