sexta-feira, 25 de julho de 2014

O BOM SENSO DA SOBRINHA

 

"Causou riso ao bacharel a simplicidade da ama, e mandou o barbeiro ir-lhe dando daqueles livros, um a um, para ver de que coisa tratavam, pois podia dar-se o caso de se encontrarem alguns que não merecessem o castigo do fogo. "Não", disse a sobrinha, "não há por que perdoar a nenhum, porque todos têm causado dano, e o melhor será deitá-los fora pelas janelas para o pátio, e fazer um amontoado deles, e pegar-lhes fogo, e se não, levá-los para o curral, e alí se há-de fazer a fogueira, para o fumo não ofender." O mesmo disse a ama: "assim era"."

"Don Quijote de la Mancha" (Cervantes)

 

A sobrinha do 'Cavaleiro' atacava menos os livros do que o hábito da leitura, que, segundo ela, tinha dado a volta ao miolo do tio. Era, além disso, a única maneira de poder controlar o seu comportamento, dado que, ao que suponho, não fosse capaz de distinguir entre um perigoso romance de cavalaria e um manual de farmácia.

Para o censor fanatizado, toda a leitura é potencialmente suspeita. A passagem da leitura em voz alta à leitura silenciosa foi um 'passo gigantesco' para a liberdade do pensamento.

Toda a ditadura abomina esta forma de leitura quase tanto como o voto secreto. Mas, longe de ser uma sofisticação moderna, esta repressão do 'estar-consigo-próprio' já era natural no tempo da sobrinha de Dom Quixote. É um reflexo do poder, qualquer que ele seja. No nosso 25 de Abril, o único estado virtuoso era o de 'mobilizado'. A 'desmobilização' favorecia sempre o 'inimigo de classe.'

Mas os tempos estão a mudar, graças à tecnologia. Não para o desenvolvimento da consciência individual (sucedem-se os certificados de óbito dessa consciência), mas para uma espécie de tribalismo inteligente. Deleuze e Guattari, no 'Anti-Édipo", falavam num 'corpo sem órgãos'. Onde estaria, então, a 'sede do poder' ou a da inteligência? É a História que sai pela esquerda baixa.

 

0 comentários: