quinta-feira, 10 de julho de 2014

AS NÃO-ESCOLHAS

Eça e a cabaia

 

"Que um valor não possa ser concretizado sem que um outro igualmente positivo deva ser destruído, é isto também o trágico."

(Paul Ricoeur)


Que do antigo Palácio de Cristal, no Porto, só tenha ficado o nome, associado ao moderno, mas incaracterístico, pavilhão é outra dessas fatalidades. Em troca da velocidade e da comunicação, perdemos os rios bucólicos e as praias virgens e raramente conseguimos ver uma noite estrelada sem ofuscamento.

Infelizmente, não podemos, como o Jacinto de 'A Cidade e as Serras', trocar o cosmopolita apartamento dos Campos Elíseos pelas terras de Baião no seu relativo paraíso.

Eça, só pouco mais de um mês, gozou esse paraíso. Hoje, na casa rústica, pode-se ver a sua cabaia e a escrivaninha pernalta. Como a coda musical de uma vida mais sonhada do que vivida, o tempo de Tormes é concentrado e rápido. O escritor nem chegou a ter tempo das saudades de Paris.

Se não crescêssemos, seríamos sempre crianças, o que era, talvez, o verdadeiro paraíso (pelo menos está-lhes prometido a elas o Reino dos Céus). Mas não conheceríamos, enfim, a maturidade e (por que não?) a velhice...

 

0 comentários: