domingo, 8 de junho de 2014

SIMPLIFICAÇÃO


(Pablo Picasso)



"O expressionismo literário foi um último sobressalto da vontade de simplificação - uma revolta dos meios modernos de expressão contra a experiência moderna, contra a complexidade, a relatividade, o perspectivismo. Em contrapartida, tendo em conta a experiência de que as coisas têm um ar diferente sob perspectivas diferentes, a tendência cubista plástica parecia conforme à modernidade."


"Critique de la Raison Cynique" (Peter Sloterdijk)


A tentação para simplificar pode confundir-se com a impaciência, mas ao contrário desta tem a consistência duma doutrina, e as suas consequências parecem ser voluntárias, como resultado de decisões a frio.

Mas a história da ciência é a contínua negação dessa tendência, em direcção à complexidade.

Por outro lado, se não se simplificasse - também se chama a isso, às vezes, de pensamento redutor -, a política parava.

O expressionismo como vontade de simplificação, num período de vertiginosa complexidade, como foi a República de Weimar, nos anos 20, na Alemanha, é uma hipótese que vai contra a ideia do sibilismo da arte e faz dela um reflexo da política.

Por outro lado, é muito interessante, recusando, porém, a ideia de um progresso na arte (ou de um anti-progresso, neste caso), considerar que o aumento da complexidade teve alguma influência no cubismo.

0 comentários: