"Os Guermantes, ao mesmo tempo que viviam na fina flor da aristocracia, afectavam não fazer nenhum caso da nobreza. As teorias da duquesa de Germantes que, para dizer a verdade, à força de ser Guermantes, se tornava, numa certa medida, em algo de diferente e de mais agradável, punham de tal maneira acima de tudo a inteligência e eram em política tão socialistas que uma pessoa se perguntava em que parte do seu palácio se escondia o génio encarregado de assegurar a manutenção da vida aristocrática (...)"
"Le Côté de Guermantes" (Marcel Proust)
A contradição da duquesa em "não acreditar nos títulos" e ao mesmo tempo manter o mais selecto dos salões e se referir ao seu próprio marido, perante os domésticos, como o senhor duque, só é possível porque as ideias políticas só mudam o mundo quando estamos dispostos a por elas "abandonar pai e mãe".
Numa sociedade regida pelas boas maneiras, como dizia Alain, pensar é já uma ofensa. Porque o pensamento põe tudo em causa, mesmo as boas maneiras, podendo fazer de uma chapelada um simples cumprimento a outro chapéu (Pascal).
Não se pode pretender que a inteligência está acima do resto sem romper a etiqueta. Mas a duquesa tinha alcançado, graças ao seu snobismo implacável e a algum talento natural, o estatuto de original.
As ideias em que dizia acreditar faziam parte dos seus dotes sociais. Nela, a contradição tornava-a ainda mais apreciada.
Porém, de facto, não pensava. A inteligência e o "espírito" eram apenas uma linguagem entre outras.
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