terça-feira, 18 de julho de 2017

CONTROLO REMOTO



"O discurso de Sócrates na "Apologia" é um dos seus exemplos maiores (da persuasão na política), e é contra essa defesa que Platão escreve o "Fédon", uma "apologia revista", que considera, com ironia, "mais persuasiva", uma vez que é rematada por um mito do Além, que inclui castigos e recompensas materiais, sendo calculado de modo a assustar, mais do que a simplesmente persuadir os auditores."

"A Promessa da Política" (Hannah Arendt)

Conhece-se a descendência desse mito na religião cristã. Platão era pessimista, segundo Arendt, por ter sofrido a desilusão de ver um homem como Sócrates falhar na sua tentativa de convencer os seus juizes.

Não sei se a ideia do Inferno contribuiu para fazer melhores cidadãos, mas se vigorou por tantos séculos é porque era, de algum modo, necessária. E o facto do Inferno ter, aparentemente, fechado as portas, deve levar-nos a pensar, não que nos livramos de uma superstição útil, por nos termos tornado melhores, mas porque estamos muito mais organizados e funciona um outro tipo de controlo.

Pensemos só no exemplo da pulseira electrónica que encerra o detido numa prisão virtual. Ela é muito mais eficaz do que o medo da condenação às chamas eternas que devia ser sujeito a alguns lapsos de vigilância por incúria, sono ou embriaguez.

Com a pulseira realmente "Deus" não dorme.

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