quarta-feira, 4 de julho de 2007

A LEI DA SOBREVIVÊNCIA


Charles Darwin (1809/1882)

"Por que razão a estratégia Pagar na Mesma Moeda é tão boa? Uma razão para isso consiste naquilo que Axelrod ("The Evolution of Cooperation") considera ser uma "estratégia simpática": por isto, ele entende uma estratégia em que nunca se é o primeiro a agir de forma não-cooperadora. Apesar de ser simpática, a estratégia Pagar na Mesma Moeda sai-se melhor do que as estratégias "más", nas quais se é o primeiro a ser egoísta."

"Como havemos de viver" (Peter Singer)

É reconfortante verificar nas páginas do livro de Peter Singer que os velhos aforismos misantrópicos que confundem o bom com o tolo ou redondamente afirmam que "o mundo é dos espertos" não traduzem a realidade social.

A tese de que o egoísmo compensa sempre e é até legítimo como arma da sobrevivência não é verdadeira, se olharmos à própria lei darwiniana. De facto, as sociedades que se revelam mais aptas são aquelas em que mais se pratica a cooperação humana, em vez de cada um seguir apenas o interesse próprio.

Isto vai ao encontro duma ideia de Simone Weil que pensava numa física da graça. Verifica-se que o quer que leva os homens a superarem os instintos e a criarem o mundo do espírito e da ética parece ter, no processo evolutivo, mais trunfos do que qualquer das modificações físicas que propulsionaram as espécies.

0 comentários: