quarta-feira, 25 de julho de 2007

A ESCOLA DAS UTOPIAS


"Simplicius Writing Lesson"- Max Klinger, 1881


Confesso que ao princípio me pareceu uma boa ideia: todos os miúdos com um computador em cima da carteira. Que há de mais democrático e de melhor intencionado, para o bem das cabecinhas?

Mas se a calculadora pode ser uma falsa boa ideia, porque trava o desenvolvimento das capacidades mentais, instigando à preguiça no momento mais sensível, o que dizer do computador?

O que se esconde por detrás desta doutrina tão amada, é uma idolatria, de facto muito antiga, a mesma que pôs Moisés fora de si, ao descer do Sinai.

Hoje, ofuscam-nos as maravilhas da tecnologia, a ponto de cairmos na superstição de que elas se reproduzem a si próprias, e esquecemos que, por muito aparatosa que seja a casca, fosse ela a duma aeronave espacial, daquelas que demoram alguns minutos a passar no ecrã, o importante é a víscera pensante que se encontra no seu âmago.

Rapidamente, quase em alvoroço, como quem cai numa armadilha de olhos fechados, o governo, qual comitiva de outros reis-magos vem adorar a inteligência artificial que, num compreensível desvario, tomou pela inteligência tout court.

Acaso se acredita que a interactividade com um computador vai deixar de reforçar a destruição dos níveis de atenção e de concentração que os mesmos miúdos, ou grande parte deles, já contraíram em casa?

Serão todos decerto mais iguais, mas na distracção e na inibição da inteligência.

A ideia que se aprende melhor brincando chega, assim, a um novo patamar do declínio intelectual.

A nossa salvação está, então, nos "meninos selvagens", perdidos e encontrados, noutras selvas menos sofisticadas. Está nos rebeldes ao sistema de ensino, como, se calhar, sempre esteve.

0 comentários: