terça-feira, 24 de julho de 2007

CAIXAS ENCOIRADAS


http://www.nicholsoncartoons.com


"Encarregado de negócios, em países com os quais estivemos a dois passos de entrar em guerra, o Sr. Norpois, ansioso pela volta que os acontecimentos iam levar, sabia muito bem que não era pela palavra: paz, ou pela palavra: guerra, que elas lhe seriam significadas, mas por uma outra, banal na aparência, terrível ou abençoada, e que o diplomata, com a ajuda da sua cifra, poderia imediatamente ler, e à qual, para salvaguardar a dignidade da França, responderia com outra palavra de igual modo banal, mas sob a qual o ministro da nação inimiga veria imediatamente: guerra."

"Le côté de Guermantes" (Marcel Proust)


A diplomacia deve ter mudado muito desde os tempos de que nos fala Proust, mas terá conservado, ao menos, este espírito alusivo de circunlóquio, de "beating around the bush", sem o qual esta arte perderia a razão de ser.

De resto, antes das vias de facto, não é só a diplomacia que ocupa o terreno, pois, cada vez mais, na medioesfera, as mensagens disparam de todos os lados, banais ou não, as quais, com os gestos, abertos ou encriptados, que as acompanham deixariam o Sr. Norpois terrivelmente frustrado por já não poder controlar o segredo, nem ser mais o canal privilegiado.

0 comentários: