segunda-feira, 19 de março de 2012

O DIÁFANO

http://prestigeconcierge.sk


"(...) Aristóteles não define essa natureza, mas limita-se a postular a sua existência ('esti ti diaphanes', há o diáfano); ele afirma, porém, que o acto dessa natureza como tal é a luz e que as trevas são a sua potência (418b, 9-10). E se a luz é, como ele acrescenta logo depois, a cor do diáfano em acto ('chroma... tou diaphanous otan ei entelecheiai diaphanes'), então não seria errado definir o escuro, que é a 'steresis' da luz, como a cor da potência. De qualquer forma, é apenas uma e a mesma natureza que se apresenta ora como as trevas e ora como luz ('e gar aute physis ote men skotos ote de phos estin' – 418b, 31).

"La Potenza del Pensiero" (Giorgio Agamben)



O ensaio de Agamben sobre este "poder do pensamento" foi-lhe sugerido por uma experiência relatada numa introdução de Anna Akhmatova ao seu "Requiem".

"Eram os anos da Ezovschina e havia meses que a poetisa fazia fila diante da prisão de Leningrado, esperando ter notícias do seu filho preso por delitos políticos. Com ela estavam na fila dezenas de outras mulheres, que se reencontravam todos os dias no mesmo lugar. Uma manhã, uma dessas mulheres virou-se para ela e fez-lhe uma única pergunta:' você é capaz de dizer isto? ('può lei dire questo?') Akhmatova ficou por um instante em silêncio, e sem saber porquê, encontrou esta resposta nos lábios: 'sim, sou capaz. ('si, lo posso.)"

Que poder é este a que se refere a poetisa russa? Não tem, directamente, a ver com os meios para libertar um preso político, por exemplo, e se se refere à capacidade de traduzir em palavras uma experiência angustiante como a duma mãe que não sabe o que aconteceu ou pode acontecer a um filho, na altura em que a pergunta foi feita, Anna não podia, de facto, fazê-lo (a criação poética não é um acto totalmente voluntário).

É aqui que a comparação com a qualidade aristotélica do "diáfano" (que abrange tanto a luz como as trevas) pode ser útil, como pensou Agamben. O poder do "diáfano", no caso do escuro, é o da privação da luz... Quando Akhmatova diz que pode "dizer" o horror, é como se esse poder (de escrever) estivesse suspenso. Contudo, tal como o "diáfano", essa suspensão é já pensamento.

O poder do pensamento é, de facto, invisível, e só se reconhece pelos seus efeitos no mundo. Todo o passado está nesse estado de potência que é privação de pensamento.

Se a biblioteca não for utilizada, é como se Anna Akhmatova nunca chegasse a escrever.

0 comentários: