sexta-feira, 23 de março de 2012

CHAPELADAS


"O próprio Nietzsche recomenda aos 'espíritos livres', por amor da liberdade interior, respeitarem certas regras exteriores!"


"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)



Antes do filósofo do "Assim falou Zaratustra", Pascal o disse. Se era necessário tirar o chapéu a um importante para ter a paz de espírito, esse era, tudo somado, um pequeno preço.

Mas Pascal não cedia mais do que o gesto convencional, como de um chapéu a outro. O juízo sobre a personagem não era de modo nenhum afectado. Repare-se que a atitude de se confrontar com os 'costumes' já predispõe para criar inimigos em quem nos seria, de outro modo, indiferente.

Suponho que alguns jovens que se disfarçam de navajos esgotem o melhor das suas energias em se preparar para a hostilidade do meio em que vivem. Neles, porém, essa atitude confunde-se com os conflitos da puberdade.

Podemos ter a certeza de que quanto mais exterior é a personagem, menos tem a esconder.

A infelicidade de Cyrano fez dele um ferrabrás, porque se tinha nariz a mais, também não lhe faltava a coragem. No seu caso, não foi por vacuidade que se tornou um espadachim temível. Como não podia evitar o tamanho do 'apêndice', empurrou com ele o seu destino.

No romance de Musil, Ulrich sofreia os ímpetos da sua irmã Àgata citando o filósofo da vontade de poder. É que até na ambição é preciso concentrar as forças.

0 comentários: