domingo, 25 de setembro de 2011

JOHANN SEBASTIAN





"Sem Bach, a teologia seria desprovida de objecto, a Criação fictícia, o nada peremptório. Se há alguém que deva tudo a Bach, é realmente Deus. O que são todas as melodias ao pé daquela que sufoca em nós a dupla impossibilidade de viver e de morrer?"


"Fragments" (Cioran)




A "boutade" de Cioran não deixa de ser certeira no essencial. O sentimento cria o seu objecto e a música vai, no sublime, mais longe do que as outras artes ou até a própria poesia, que é, no entanto,  a "reserva de oiro" das grandes religiões.

Já chamaram a um pintor (Giotto) o quinto evangelista, pois que nos seus frescos podemos "ver" o Evangelho, com um olhar puro, antes de todo o artifício e de toda a retórica. Mas Bach, que regressou do Letes depois do seu próprio evangelista (Mendelssohn) ter espalhado a palavra, é a epifania do divino e o milagre da "ressurreição", ao nosso alcance, quando todo o corpo é ouvido.

Além disso, não foi ele o mais humilde servidor da sua arte, a ponto de toda a vaidade lhe ser estranha e a música parecer destilada apenas do trabalho, desse trabalho, em que Simone Weil, por exemplo, via uma espécie de santidade?

0 comentários: