segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DESMESURA

Górgias (nasceu na Sicília, entre 485 e 480 a.C)



“Tu, tu crês que se deve ter por prática adquirir sempre mais. É porque esqueces a geometria.”

Platão ("Górgias")


A geometria não é outra coisa que a famosa medida, tão apreciada pelos Gregos. A nossa moral tem, talvez, essa origem. Quando nos pedem para nos contermos, frente a um despautério ou uma insolência, acenam-nos com a medida da terra. O homem tem determinada proporção e não outra.

A chamada sociedade de consumo, na sua aparente desmesura, é velha como a existência dos ricos.  Muita filosofia sempre foi necessária para um rico "passar pelo buraco da agulha". Como nem todos podem esquecer os limites do seu orçamento, a sociedade de consumo é uma miragem para a maior parte das pessoas que são comedidas por necessidade.

Mas a "geometria" tem vindo a encolher como a "peau de chagrin" do conto de Balzac. Com a exploração do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, com as transmissões à velocidade da luz e o nosso tempo real, como diz Virilio, já não estando associado ao espaço terreno, mas à instantaneidade do virtual, como podemos ser ainda geómetras? Seremos fatalmente expulsos da Academia e da bem-aventurança platónica, sem nos tornarmos por isso "desmesurados", porque ultrapassar a medida implica ainda uma medida.

0 comentários: