sábado, 31 de maio de 2008

PASSE-PARTOUT


Edward O. Wilson


"Estes centros inundam a nossa consciência de todas as emoções - ódio, amor, culpa, medo e outras - que são consultadas pelos filósofos da ética que pretendem intuir os padrões do bem e do mal. O que é que - somos então compelidos a perguntar - fez o hipotálamo e o sistema límbico? Evoluíram pelo processo da selecção natural. Esta simples asserção biológica deve ser prosseguida para explicar a ética e os filósofos éticos, senão a epistemologia e os epistemólogos, em todas as extensões."

"Sociobiology" (Edward Wilson, citado por Michael Ruse em "O mistério de todos os mistérios")


Não é uma blague. Esta argumentação sofre simplesmente daquele vício de que fala Popper, a propósito de ciências que têm, a priori, resposta para tudo.

Admitido o princípio, está ainda tudo por explicar. O que é que aconteceu ao organismo primitivo? Evoluiu até à própria pergunta. O que é que isto quer dizer?

Mais interessante é esta outra afirmação de Wilson: "É como se a evolução social tivesse abrandado à medida que o plano físico do organismo individual se foi tornando mais elaborado."

O que nos permitiria "ler" a actual crise de valores colectivos, como o altruísmo e a cooperação, como factos evolutivos. O individualismo não seria então uma degenerescência anunciando o fim da coesão social, mas o sinal de uma maior complexidade.

0 comentários: