domingo, 11 de maio de 2008

A CONTAMINAÇÃO DO NOME



"Monsieur Klein", um filme de Joseph Losey (1976), com Alain Delon, é a história duma aventura pessoal num ambiente totalitário.

Há um outro Robert Klein, judeu, que se esconde e obriga a personagem a lutar pela sua identidade. Primeiro, nega com displicência qualquer ascendência semítica, arriscando-se a requerer um certificado pela via burocrática. Depois, procura esse duplo misterioso, numa verdadeira obsessão, perseguindo-o até ao Vélodrome d'Hiver, onde os judeus aparcados aguardam os vagões para os campos. Essa corrida para a sua perda leva-o a entrar no mesmo vagão do seu homónimo.

Este (Jean Bouise) aparece no início do filme a vender um quadro, bem de família, a Klein que se aproveita, como um abutre, da sua necessidade, oferendo-lhe uma quantia inferior ao seu valor.

Esta sequência e a primeira do filme, em que assistimos à verificação médica das características raciais duma mulher mergulham-nos imediatamente no contexto social e político.

O desafio do Klein judeu arranca a personagem de Alain Delon ao seu comodismo burguês e como que roubando-lhe o nome precipita-o numa psicologia de auto expiação.

0 comentários: