sexta-feira, 23 de maio de 2008

CIÊNCIA E CULTURA


A Stoa de Atenas

"Tudo isto é interessante. No entanto, muitos pensarão que as grandes questões sobre valores culturais permanecem por colocar. Em particular: o que dizer dos valores sociais e da visão evolutiva "egoísta" de Dawkins? No que diz respeito às origens, podemos concordar, sem argumentar, que a visão remonta directamente, via Origin ao século XVIII e ao livre empreendedorismo, ao capitalismo laissez-faire concebido por economistas políticos, particularmente Adam Smith."

"O mistério de todos os mistérios" (Michael Ruse)


A ideia de Adam Smith não nasceu armada como Minerva da coxa de Júpiter.

Era muito interessante subir às fontes, particularmente às da Grécia Antiga.

De onde vem essa crença em que o interesse, senão o bem comum, resulta mais facilmente de cada um seguir a sua motivação "egoísta" do que de um plano de governo?

É claro que a favor pode dizer-se, como Popper, que nenhum governo tem os dados suficientes para decidir com conhecimento de causa, e que os indivíduos, entre si, podem ajustar-se em qualquer coisa que seja uma solução possível.

Ora isto parece-se muito com uma discussão verbal, como as que os Gregos gostavam de travar ao longo da colunata da Stoa.

A verdade não é qualquer coisa de existente e ao alcance de um grupo mais esclarecido. É algo a que os indivíduos chegam, através de um processo contraditório que pode acabar no consenso ou no impasse, como alguns diálogos platónicos.

Mas como na política o egoísmo não tem que ajustar-se quando o poder ou a força distorcem as relações de homem a homem, o modelo da discussão não funciona sem leis que de algum modo o contrariem.


0 comentários: