terça-feira, 8 de maio de 2007

A INVENÇÃO DA MELODIA


Laila Peak

"Ninguém ainda o explicou, como também ninguém explicou aquilo que Lévi-Strauss chama de mistério supremo de todo o conhecimento humano: "a invenção da melodia". É uma das frases mais importantes para mim. Deleito-me com a inconsequência dos esforços apaixonados para alguém se aproximar dessa explicação. E aí está a maravilha. Os alpinistas falam da tristeza pós-coital que se experimenta no cume de um pico ainda não conquistado, mas ninguém chega ao cume da ontologia da estética, da questão do sentido do sentido ou da questão da origem da linguagem."

George Steiner ("Entretien avec Ronald A. Sharp")


Está aqui implícita a ideia de que a música é uma espécie de conhecimento, ou da arte total como a entendiam os Gregos, porque, enfim, se ela era, com a poesia, um dos pilares da educação, era porque a informação e a competência técnica, que são os deuses do nosso tempo, nunca estariam à altura da "paidéia", daquilo que o homem tem de sentir e conhecer para ser parte do cosmos.

A harmonia com a natureza, de que o homem não se tinha separado ainda, é expressa da melhor maneira possível pela "melodia".

Mas foram decerto os próprios Gregos, com o seu génio inquisitivo, a preparar o desenvolvimento duma natureza a estudar, como objecto de conquista.

0 comentários: