sexta-feira, 13 de abril de 2007

A REVOLUÇÃO PAPAL


Demetrio, duque de Croacia y Dalmacia, recibido el título real
de un legado de Gregorio VII (1073-1085), promete realizar el óbolo de San Pedro


"O acontecimento sócio-cultural mais importante que se desenrolou no fim do século XI na Europa é usualmente chamado "Reforma Gregoriana". Rompendo com esta tendência, um historiador americano, Harold J. Borman, propôs que se chamasse a este acontecimento "Revolução Papal""

"O que é o Ocidente?" (Philippe Nemo)


O acontecimento, que envolveu Gregório VII e outros papas, antes e depois dele, foi uma reacção à perda de influência da Igreja pela fragmentação do poder no feudalismo, quando passou a reivindicar o poder mesmo sobre os reinos seculares.

"Gregório pôs este programa em execução com uma série de medidas espectaculares. Combateu a simonia (corrupção na nomeação dos cargos eclesiásticos), o nicolaísmo (vida marital dos padres) e as investiduras laicas. (...) Decidiu o celibato dos padres: o clero constituiu assim um corpo social independente, cujas riquezas já não poderiam ser dispersas e que ficaria inteiramente disponível para a sua tarefa pastoral." (ibidem)

Conseguiu-se " "recristianizar", quer dizer, polir e humanizar, o duro direito romano e "jurisdicizar", isto é, tornar mais prática, a invivível moral cristã. O efeito mais importante desta síntese foi o de promover o direito enquanto tal", donde emergiu "pouco a pouco o modelo do "Estado de direito" que estava destinado na Europa ao futuro que conhecemos." (ibidem)

As consequências do reforço do poder papal nos primeiros séculos do segundo milénio não serviram, pois, apenas os interesses da Igreja. Podemos ver em acção nesse esforço de unificação do poder uma racionalidade que deita por terra o mito do obscurantismo da Idade Média.

O nosso erro é sempre o de julgar o passado com as categorias do presente e esquecemos com a mesma facilidade que a luta de contrários nunca designa um princípio vencedor sem conservar o princípio vencido, às vezes como uma espada de Dâmocles suspensa.

Afirmações contraditórias podem sempre, por algum ângulo, ser verdadeiras. Por exemplo se se disser que a Igreja, nesse tempo, favoreceu o progresso da humanidade e que, simultaneamente, criou, com a Inquisição, o modelo da opressão dos espíritos.

0 comentários: