domingo, 30 de outubro de 2011

TODOS OS TIGRES DA INDIA

Hiroshima



"Mas é verdade que os meios de transporte rápidos fazem mais vítimas do que todos os tigres da Índia;  e a negligência, a falta de respeito e de escrúpulos que nos permitem suportar esse facto são, sem dúvida, o que permitiu, por outro lado, os sucessos que não nos podem negar."



"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)




É como se o autor dissesse que existe uma relação de causa e efeito entre o que chamamos progresso e uma crescente desumanidade. Mas, na verdade, o que estamos, talvez, é mais susceptíveis em relação ao que separa o humano do desumano.

Se nos couraçamos contra o sofrimento provocado pelas consequências, voluntárias ou não, do desenvolvimento económico e tecnológico, impomo-nos, doutra parte, o espectáculo do mundo sofredor, tratamento que está, em grande parte, na origem da nossa couraça, mas que, paradoxalmente, satisfaz, ao mesmo tempo, uma consciência impotente que não quer abdicar, no melhor dos casos, duma lucidez que a confirma no seu lugar de "civilizada".

O lançamento, sobre Hiroshima e Nagasaki, de "Little Boy"  e "Fat Boy"  (aqui os nomes são uma tentativa de humanizar o que não é, de todo, humano) é o caso-limite da negligência, da falta de respeito e de escrúpulos de que fala Musil.

0 comentários: