segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A MÚSICA

Apolo Citaredo



"Sobre este último ponto, Richard Wagner afirma que a civilização é neutralizada pela música da mesma maneira que a luz dum candeeiro pela luz do dia. Do mesmo modo, segundo creio, os Gregos cultivados se sentiam neutralizados pela visão do coro de sátiros."


"The Birth of Tragedy" (Friedrich Nietzsche)




A tragédia dionisíaca provocava, numa sociedade dividida, "um sentimento invencível de unidade que remetia para o coração da natureza". (idem)

Pergunto-me que espécie de unidade produz em nós, por exemplo, o cinema, nas condições ideais da sala escura, que "neutraliza" a própria luz do dia.

Já não estamos na natureza, mas no "imaginário" colectivo que se alimenta, aqui, da história do próprio cinema. Uma história certamente entre aspas, porque não existe uma cronologia e todas as imagens são simultâneas.

De qualquer modo, o teatro e o cinema (mas menos do que a música) são artes que nos resgatam da "artificialidade" do 'homo politicus'.

Contra este seu carácter, o empreendimento dum Brecht, com a  teoria da distanciação, visava tornar a política a única realidade.

0 comentários: