terça-feira, 11 de março de 2008

AS "LEIS" POR UM FIO



"Um homem tão erudito como Plutarco sentia-se orgulhoso por figurar entre o reduzido número de conhecedores das Leis; e na época bizantina a transmissão da obra esteve por um fio, como o revela o facto de provirem de um único exemplar todos os manuscritos que nos chegaram."

"Paideia" (Werner Jaeger)


A Providência que salvou o único manuscrito das "Leis" de Platão não existe. Toda a Grécia Antiga podia ser desconhecida, senão através da admiração dos seus conquistadores, da luz do seu satélite romano. A mediação dos letrados árabes não foi um milagre.

Foi então um acaso? Um acaso como o que, na escala da evolução, nos fez subir de degrau e assumir a postura erecta e todas as outras decisivas mudanças.

Que entre as infinitas tentativas de "unir as duas pontas da meada" o nosso antepassado encontrasse a resposta certa, transforma o acaso na verificação duma forte probabilidade.

Não podemos sequer imaginar esse infinito de experiências, a grande maioria fracassadas. Como não podemos imaginar uma sociedade humana a fazer-se dum dia para o outro.

Mas, enfim, aonde é que quero chegar?

A isto: que a teoria de que a natureza chega aos seus fins através da infinidade dos seus "processos" vale tanto como a ideia da Providência.

Não podemos saltar por cima do sentido que as coisas têm de ter para nós.

0 comentários: