sábado, 16 de janeiro de 2010

A PRECIPITAÇÃO RAZOÁVEL



"O tempo que sobra ao mundo humano é cada vez mais escasso na idade da globalização; seria cada vez mais urgente um estudo de formas de vida para o interior e o exterior no complexo planetário. O que dá que pensar hoje não é uma ominosa pulsão de morte que seria ingénita à própria vida; o que nos alarma é a urgente gravidade da aventura da inteligência através da espécie no seu conjunto."

"O Estranhamento do Mundo" (Peter Sloterdijk)


A inteligência joga um papel cada vez mais importante no mundo globalizado, porque começamos a mover-nos como um corpo planetário, em que tudo se repercute imediatamente em tudo. A intensidade local não é nada comparada com o gigante que desperta e que não pode fazer movimentos bruscos sem consequências catastróficas.

Sloterdijk diz noutro passo:"A função das religiões de revelação, em grandes sociedades meio esclarecidas pode interpretar-se, sobretudo, como a de um meio de aceleração; a fé em verdades de revelação foi, nos últimos milénios, o órgão de uma precipitação razoável, que devia ajudar as almas instigadoras a orientarem-se na fé naquilo que ainda não possuíam como própria inteligência." (ibidem)

Mas será que hoje nos poderíamos permitir um movimento religioso que suprisse a nossa deficiente inteligência para acelerar o "processo histórico"? A aceleração é talvez desejável no corpo dividido, regional. Hoje só podemos contar com a inteligência e tentar adequar a velocidade da mudança à nossa capacidade para a compreender.

0 comentários: